quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MÚSICA: VMB 2009

Depois do texto sobre o VMA, decidi escrever sobre o VMB 2009. Confesso que nunca dei bola pra esse prêmio da MTV Brasil, mas a edição desse ano me chamou a atenção por dois fatos: O primeiro, a apresentação seria feita por Marcelo Adnet, um dos maiores talentos dessa nova e promissora geração da comédia brasileira. Sempre fui fã do cara e achei que seria interessante vê-o a frente do VMB. O segundo, a quentíssima e indecisa disputa por "Twitter do Ano". Danilo Gentilli e Marcos Mion travaram uma batalha amistosa em suas páginas pedindo votos, os dois querendo muito o prêmio e isso colocou tanta pimenta que este prêmio, que seria extremamente secundário, se tornou mais importante que o mais importante: O de "Artista do Ano". Eu, particularmente, torcia pelo repórter do CQC, mas não sabia da notícia de que o apresentador da MTV está de malas prontas para a Record e, por isso, é mais do que merecido o papito ter ganho o prêmio.
Sobre os shows, destacaram-se Erasmo Carlos, encantando a todos, como sempre, e os novatos da Vivendo do Ócio (banda que inclusive ganhou o prêmio "Aposta MTV"). Negativamente, a Pitty com sua música com letra que não cabe na melodia. Mas, realmente roubando a cena, Massacration e Falcão, o rei do brega, fizeram uma apresentação no mínimo memorável.
Os prêmios poderiam ser esquecidos, pois revelam uma música nacional extremamente frágil, composta por bandas emos montadas pelas gravadoras e, quando não assm, foram remodeladas pelos empresários. É triste saber que grupos como Fresno, NX Zero e Cine têm mais reconhecimento popular do que Móveis Coloniais de Acajú, Little Joy, O Teatro Mágico, Skank, entre outras. Os gaúchos primeiramente citados venceram o prêmio de "Artista do Ano". Legal, mereceram, pois todas AS suAS fãs alucinadas votaram freneticamente entroca de um RT dos caras da banda. Mas é preciso pensar no que significa o "Artista do Ano" no Brasil ser eleito por pré-adolescentes que só enxergam por um olho.
Em suma, este VMB superou os anteriores não só por acrescentar novos e criativos prêmios (como o Twitter do Ano), mas por ter a frente Marcelo Adnet, talvez o melhor comediante do país atualmente. Mas há muito o que melhorar na premiação para valorizar a música nacional. A começar por excluir os prêmios musicais do Video Music Brasil.

Vencedores:

Artista do ano
Fresno

Videoclipe do ano
Skank - "Sutilmente"

Hit do ano
"Cartas para Você", NX Zero

Aposta MTV
Vivendo do Ócio

Melhor show
Os Paralamas do Sucesso

Artista internacional
Britney Spears

Blog do ano
Jovem Nerd

Revelação
Cine

Webhit do ano
Escolha já seu nerd

Twitter do ano
Marcos Mion

Game do ano
The Sims 3

Filme ou documentário musical
"Titãs - A Vida Até Parece uma Festa"

Melhor vocalista
Lucas, Fresno

Melhor guitarrista
Martin, Pitty

Melhor baixista
Tavares, Fresno

Melhor baterista
Duda, Pitty

Rock
Forfun

Rock alternativo
Pública

Hardcore
Dead Fish

Pop
Fresno

MPB
Fernanda Takai

Samba
Zeca Pagodinho

Reggae
Chimarruts

Rap
MV Bill

Instrumental
Pata de Elefante

Eletrônico
N.A.S.A.