terça-feira, 29 de setembro de 2009

CINEMA: "Across The Universe"



Baseado nas letras eternizadas pelos Beatles, "Across the Universe" conta a história de um Jude e de uma Lucy (claro). O rapaz sai de Liverpool (claro 2) em direção aos Estados Unidos para encontrar seu pai. Lá, conhece o despreocupado e irresponsável Max (Joe Anderson). Em uma visita à terra natal de seu novo amigo, Jude (Jim Sturgess) conhece a irmã do mesmo (Evan Rachel Wood). A partir daí, os três e mais outros amigos embarcam numa jornada de paixão, loucura e guerra.
O filme é chato e em algumas cenas da vontade de passar pra frente, como todo musical. Mas são exatamente as partes musicais que salvam o filme, por esse se basear nas músicas dos Beatles para ambientar a trama. Por outro lado, é criativa e interessante a ideia de ver toda uma época pelos olhos dos quatro rapazes de Liverpool. É curioso como as letras dos ingleses casam com os principais acontecimentos dos anos 60.
Outro ponto positivo são as cores, bem ressaltadas, principalmente o vermelho. É triste saber que aqui no Brasil os roteiros são, em boa parte, melhores que os americanos, mas o modo com que eles jogam com as cores os colocam anos-luz na nossa frente.
Como todo musical, "Across the Universe" cansa. Chega uma hora que pessoas dançando saltitalntes e felizes cantando já não é mais agradável (a não ser quando uma delas é a Evan Rachel Wood, ela pode), mas o filme vale pela interessante fusão das letras dos Beatles com um roteiro cinematográfico. Assista no mudo, se quiser. Mas deixe com legendas.

Ficha Técnica:
Nome Original: "Across the Universe"
Gênero: Musical
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement e Ian La Fresnais, baseado em estória de Julie Taymor, Dick Clement e Ian La Fresnais
Produção: Matthew Gross, Jennifer Todd e Suzanne Todd
Música: Elliot Goldenthal
Direção de Arte: Peter Rogness
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
Elenco: Jim Sturgess, Evan Rachel Wood, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther e T.V. Carpio

Nota: 7,8