Jay-Z estava a caminho da cerimônia quando tudo começou. Talvez não tenha visto o caos (embora um pouco planejado) que foi este VMA. Planejado pelo fato de, mas uma vez, Kanye West ter sido escolhido como o apresentador. Todos lembram das inúmeras vezes em que o rapper concorreu, perdeu e foi vaiado por não aceitar a derrota. Nessa premiação, não houve insatisfação por parte de West. Não em um prêmio que ele não tenha ganho.
Taylor Swift, 19 anos, cantora de Country Music, primeiro VMA. Concorrendo no prêmio de Melhor Clipe Feminino com gigantes como Beyonce, Britney Spears e Lady Gaga, ninguém apostaria na garota, mas ela venceu. Tímida, subiu ao palco e, no meio de seu discurso de agradecimento, surgiu Kanye West, arrancou o microfone de sua mão e disse “Estou muito feliz por você, mas a Beyonce tinha um dos melhores clipes de todos os tempos”. Taylor ficou sem reação, assim como Beyonce, que assistiu a tudo pela platéia. Talvez o cantor de Rap estivesse pensando “Vou ganhar certo, então vou ter que reclamar pelo prêmio de outra pessoa”. E reclamou sem razão por dois motivos: O primeiro e óbvio, Taylor ganhou merecidamente, o público a escolheu. Segundo, a Beyonce não tem um dos melhores clipes de todos os tempos.
Sobre o prêmio de Revelação do Ano, ninguém duvidava da vitória de Lady Gaga. Em pouco mais de um ano, a cantora alcançou o patamar de Britney Spears e todas as outras cantoras pop mais conhecidas do mundo. Em termo de reconhecimento de público, porque, de qualidade, ainda falta muito. O que todo mundo estava curioso para saber era qual a roupa ridiculamente exagerada a polêmica cantora usaria. Gaga não deixou por menos. Usou um “vestido” vermelho literalmente da cabeça aos pés. Até aí, tudo bem, o prêmio é dela, a mulher chama a atenção toda pra si, FINE. Mas, na hora da divulgação do Clipe do Ano (vencido merecidamente por Beyonce), Gaga inventou de usar um modelo que possuía um incremento branco que envolvia a cabeça, deixando apenas os olhos de fora. Impossível ela achar aquilo bonito, usou para aparecer. E a MTV americana pecou em mostrar mais ela com aquele absurdo na cabeça, do que Beyonce recebendo o prêmio e cedendo parte de seu tempo de agradecimentos para Taylor Switf, já que esta teve o seu interrompido pelo carente de atenção Kanye West.
Sobre os shows, mais uma vez a artista revelação do ano se mostrou exagerada. Nem a curiosidade para saber se existia um “volume a mais” no meio das pernas da cantora tirou a atenção da apresentação bizarra. Começou legal, é verdade, mas depois ficou tudo escroto com um monte de sangue. Como disse a Raquel, pra quem é meio-a-meio, ela(e) até que menstrua bastante. Mas falando dos shows normais (no bom sentido da expressão), o BJ Armstrong, do Green Day estava fazendo um show bem bacana, até chamar três milhões de fãs pro palco e perder o controle sobre tudo. Os ingleses do Muse fizeram um show histórico, com efeitos de luz realmente muito bons e um cenário criativo e pensante. Até o fim, os comentários eram “o show do Muse foi o melhor”. Mas aí Jay-Z chegou. E com ele, Alicia Keys, no piano e cantando o refrão da música “Empire State of Mind”, do novo álbum do cantor de Rap. E detonaram muito, mostrando que, definitivamente, não há dúvidas de quem é o maior rapper do mundo atualmente.
Os nomes do VMA 2009 foram pra casa juntos. Beyonce pela classe e pelos três prêmios que ganhou, Jay-Z pelo show que fez e por ter o novo álbum que mais promete atualmente. Lady Gaga e Kanye West tentaram chamar a atenção para si, mas não superaram o casal da Black Music. Talvez ano que vem a MTV chame a cantora escrota e o rapper mimado para apresentar o VMA 2010, não é assim que eles gostam?
Vencedores:
Vídeo do Ano
"Single Ladies" - Beyoncé
Melhor Direção
"21 Guns" - Green Day
Melhor Vídeo Feminino
"You Belong With Me" - Taylor Swift
Melhor Vídeo de Rock
"21 Guns" - Green Day
Melhor Vídeo Pop
"Womanizer" - Britney Spears
Melhor Vídeo Masculino
"Live Your Life" - T.I. & Rihanna
Artista Revelação
Lady Gaga
Efeitos Especiais
"Poker Face" - Lady Gaga
Melhor Edição
"Single Ladies" - Beyoncé
Vídeo que deveria ter ganho um Astronauta de Prata
"Sabotage" - Beastie Boys
Melhor Coreografia
"Single Ladies" - Beyoncé
Vídeo Revelação
"Lessons Learned" - Matt And Kim
Melhor Direção de Arte
"Poker Face" - Lady Gaga
Melhor Fotografia
"21 Guns" - Green Day